segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


REPORTAGEM JORNAL "DIÁRIO"

SHOW

Orquestra Vidros Mágicos estréia

Clique para Ampliar

Orquestra Vidros Mágicos: grupo de músicos liderado por Ré Campos faz sua primeira apresentação

Idealizada e concretizada pela musicista e psicóloga Ré Campos, a Orquestra Vidros Mágicos faz seu show de estréia hoje à noite, no Hotel Mareiro

Reggae, balada, samba, tango, forró... Composições próprias, interpretadas pela cantora, compositora e musicista Ré Campos, também envolvida diariamente com o universo da psicologia no Hospital de Messejana e no Caps. Entre uma base harmônica de violão, violino e teclado, além de um cajón, em arranjos de Ítalo Almeida, Ré acrescentou os instrumentos idealizados, elaborados e batizados por ela, entre outros já conhecidos: assim, reco-reco, triângulo, carrilhão, pau-de-chuva, cítara, vibrafone, cowbell, udu, xequebum, atabaque, timbales, repique convivem com o "cogumelo de luz", o "vidrofone", a "taça gigante", a "churrasqueira mágica", o "bongô de luz", o "pote de mel", a "estrela do mar" e as "taças mágicas". É a Orquestra Vidros Mágicos, que faz sua primeira apresentação às 20h de hoje, no Hotel Mareiro, na programação da XXXII Jornada Cearense de Psiquiatria.

"Faço tudo sem patrocínio, bancado por mim mesma. Não gosto nem de pensar no quanto já investi", diz a musicista, insistindo para divulgar que precisa de apoiadores e também de um produtor. E olha que ela tem corrido atrás.

Além de buscar o apoio dos músicos para ensaios e para a adaptação aos instrumentos, inclusive para os arranjadores Carlinhos Crisóstomo e Rodrigo Santos, já gravou com eles três clipes que podem ser conferidos no www.orquestravidrosmagicos.blogspot.com.

Vidros sonoros e mágicos

Entre os músicos que a acompanham, a também psicóloga Ana Cristina Kichler se empolgou tanto que tratou de ela mesma criar um ganzá, um pau-de-chuva e um carrilhão, também de vidro.

"Alguns instrumentos têm sua estrutura de aço, claro, como é o caso da kalimba, mas a maior parte tem sua sonoridade produzida pelo som do vidro mesmo", descreve Ré Campos. Os aspectos futurista e até surreal de sua orquestra são ressaltados pelo uso de capas de chuva transparentes, óculos com luzes verdes e azuis, além de um circuito de luz no interior dos instrumentos.

Ré sugere uma relação realmente mágica com seus novos elementos musicais. "Em Simplício Mendes, no interior do Piauí, onde morava, havia uma ligação muito intensa com a luz e o vidro. Brincava com vaga-lumes em vidros, tinha o fogão à lenha da minha avó e ainda a imagem de minha mãe, farmacêutica, colocando as injeções de vidro para ferver. Acho que tudo isto permanecia em meu imaginário, até eu ter o insight de criar a orquestra". (HN)

Mais informações
Show da Orquestra Vidros Mágicos. Hoje, 21h, no Hotel Mareiro (Avenida Beira-Mar, 2330). Aberto ao público. Contatos com Ré Campos: 8798-8338.
www.orquestravidrosmagicos.blogspot.com

Um comentário:

  1. Ainda acredito em pessoas que tem sensibilidade nas letras e na suavidade da melodia. Traz para as pessoas uma sensação de paz e a crença em dias melhores para viver melhor. Parabéns a toda família orquestra vidros magicos.
    Amaury Júnior - Educador
    amauryjunior@secrel.com.br

    ResponderExcluir